Ontem, mamãe esteve ocupada com outro gatinho... Uma vizinha resgatou um gatinho bebê e pediu ajuda para minha mãe porque não sabia como cuidar. Achei oportuno deixar aqui algumas dicas, para quem tiver o mesmo problema. Nunca se sabe, né...
Bom, antes de tudo, a pessoa que salvar um gatinho tem é que levá-lo a um vet com máximo de urgência para que um profissional possa examiná-lo e estimar a sua idade para poder orientar quanto aos cuidados com ele. Mas, enquanto isso, pode-se tomar algumas providências para que o bebê possa sobreviver sem os cuidados da mamãe-gata. Estimar a idade do gatinho é a primeira providência, caso não possa levá-lo imediatamente ao vet. Os gatinhos recém-nascidos têm os olhinhos fechados, só abrindo por volta de 10 dias de vida. Os dentes de leite começam a nascer por volta de 2 semanas, mas só iniciam o desmame a partir da terceira semana, e até que possam comer comidinha por si só são extremamente frágeis requerendo muitos cuidados. Existe um site com várias orientações valiosas sobre esses cuidados, é o Beco dos Gatos, mas vou colocar aqui algumas dicas de modo bem resumido.
1) Mantê-lo aquecido. Os gatos são por natureza friolentos, mas no caso de recém-nascidos, é muito importante mantê-los aquecidos pois o seu corpinho não consegue gerar energia para se aquecer espontaneamente. Faça uma bolsa de água quente (uma garrafa pet bem fechada também serve) mas com temperatura não muito elevada; embrulhe bem para não assar o bichaninho e coloque junto dele, trocando a água antes que esfrie muito. Quem tiver um cobertor elétrico, pode colocar também, regulando a temperatura para um valor não muito elevado.
2) Bichinho de pelúcia. Os gatinhos recém nascidos costumam ficar o tempo todo na companhia dos seus irmãozinhos mesmo quando a mãe se ausenta. Essa companhia é muito importante tanto para se aquecerem entre si como para não se sentirem abandonados e inseguros. Um boneco de pelúcia pode substituir a presença dos irmãos.
3) Cama macia. Providencie uma caixa de papelão (dependendo da idade do gatinho, pode ser uma caixa de sapatos - não lhe dê uma caixa muito grande, só o suficiente para acomodar o gatinho, a bolsa de água quente e bichinho de pelúcia), forre o fundo com bastante jornal velho e cubra com uma manta, toalha felpuda ou blusa de lã velha. Troque com alguma frequência pois ele pode sujar e mamãe gata não vai estar ali para limpar.
4) Alimentação. O leite de vaca não é igual ao leite da gata; os gatinhos podem ter diarréia se der leite de vaca puro, pois digerem mal a lactose. O ideal é dar leite próprio que se vende nos pet shops, mas se não tiver, pode-se dar um sucedâneo preparado em casa mesmo. Uma receita que mamãe achou na net e que tem dado certo para ela está neste site (SOS Gatinhos) reproduzida abaixo:
sábado, 10 de janeiro de 2009
Salvando gatinho recém nascido
Marcadores:
adoção de gatos,
dando de comer,
dando líquidos,
dicas de cuidados,
filhotes,
posse responsável
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Bom dia,
peguei um gatinho, que deve ter uns 30 a 45 dias de vida, sozinho na calçada de casa...
Estou dando somente ração enlatada para ele... (carne) mas acho q não é o suficiente... ele não sabe beber agua e temo que ele fique desidratado.
Está com muita diarreia e está ficando todo sujinho nas patas de traz...
Posso dar um banho nele?
Que outro tipo de alimento,fora o leite preparado que li acima é recomendado?
Abraços,
Silvia Chadi
silviachadi@hotmail.com
Bom dia,
peguei um gatinho que deve ter uns 30 a 45 dias na calçada de casa e estou dando ração enlatada para ele (carne de coração) mas temo não ser o suficiente.
Também temo que ele fique desidratado, pois está com diarréia... além do leite que vi acima, tem outra forma que possa alimetá-lo?
Posso dar um banho nele, ou tem alguma idade certa?
Boa noite
Aqui é a mãe da Gatinha. Desculpe-me responder somente hoje à sua indagação, só li há pouco.
Sobre o gatinho recém nascido, a comidinha que está dando é adequada se for ração elaborada para gatos. Caso contrário, experimente dar uma ração própria para gatos filhotes, e de boa qualidade. Como a ração enlatada é úmida, a necessidade de água diminui, mas se achar que está desidratado devido à diarréia (pele flácida nos flancos) dê um pouco de água de coco natural (não dê industrializado) em seringa ou conta gotas, aos poucos (tipo 0,5 ml a cada 2 ou 3 horas). Tem também leite em pó próprio para gatinhos bebês à venda nos petshops; embora com 45 dias eles já estão desmamados, experimente pois é leite adequado para suprir as suas necessidades.
E, apesar do clima quente de Goiás, mantenha-o "aquecido" com toalha felpuda ou bichinho de pelúcia; colo frequente também faz milagres, viu? Procure ficar o máximo de tempo com ele, acariciando e conversando. É inacreditável, mas gatos entendem o que dizemos muito mais que a gente imagina e respondem ao carinho com coragem e garra para superar os momentos tão sofridos de abandono e desamor.
A diarréia pode ser devido a tantas causas que fica impossível dar palpites, o ideal seria uma consulta com veterinário de sua confiança. (Pode ser fase de adaptação à comida diferente, frio, vermes ou algo mais sério como infecção...)
E banho é algo extremamente estressante para gatos, ainda mais nessa idade e possivelmente doente! Tente limpá-lo com escova (de unha ou de dente) umedecido em shampoo neutro diluído e pano macio para limpar, secando muito bem após a limpeza.
Boa sorte para vc e seu gatinho!
Abç
yasmin
Postar um comentário