segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Hábitos e manias [1]

Yuppieee! Viva! consegui evacuar! Não foi grande coisa, mas depois de 6 (seis!) dias, o meu intestino voltou a funcionar. De madrugada evacuei mais ou menos uma colherada de cocô mole, com coloração mais clara do que a última vez, quase normal. Ufa, ainda bem, já estava com medo danado de outra sessão de agulhadas ou até, quem sabe, uma cirurgia, já imaginou? Penso que as doses extras do Malt Paste e ou colherinhas de azeite fizeram o efeito (a mamãe continua me dando para garantir: uma dose reforçada de Malt Paste e uma colher de café de azeite de oliva, todas as tardes.) Até o meu apetite está voltando, ontem comi dois (!) cubos de carne desfiada e ainda mastiguei alguns pellets de ração seca, coisa que não fazia desde antes do Natal, miaurrr! (A propósito, acabei não indo a nenhum vet neste sábado, pois a minha constipação não foi considerado caso de emergência...)

Fiquei tão contente com meu sucesso da madrugada que, depois de quase três semanas fugindo do colo dos meus pais, hoje fui pedir cafuné, que obviamente ganhei de montão, prrr!

Dizem que gatos são animais de hábitos muito regulares, e eu não sou uma exceção. Quando estou bem de saúde, evacuo uma vez ao dia, no mesmo horário; xixi de duas a três vezes ao dia. Muitos miaumiguinhos se contentam com uma caixinha para ambas as necessidades, mas eu tenho mania de "não misturar" as bandejas do meu banheirinho. Isto é, tenho uma bandeja só para xixi e outra só para cocô. Sim, sou fresca! E sou bem exigente com a limpeza também, raramente uso o banheiro sujo. Meus pais se revezam na limpeza removendo de manhã as cacas de cocô e xixi, e de noite o pelotinho do xixi. E só uso uma marca de areia sanitária, já experimentei outras mas não gostei (me recusei a usar, fazendo fora da bandeja...) E meus pais também acham que a areia que eu uso é a melhor pois retém o odor e produz torrões bem firmes de xixi. A marca é LimpCat, da Guabi, é mais cara que as outras mas é mais eficiente e totalmente orgânica (ecológica) podendo ser até jogado no vaso sanitário se vc quiser. Para ficar mais econômico, minha mãe resolveu misturar farinha de mandioca (crua e grossa) na areia... Estranhei no começo, mas depois de um tempo acabei aceitando. (O que a gente não faz para agradar nossos pais, nenão? miau!) Cuide bem da limpeza do banheirinho do seu gatinho, viu? Remova as cacas no mínimo uma vez ao dia e lave a bandeja com água sanitária e troque toda a areia uma vez por semana. (Se usar LimpCat, pode trocar só uma vez a cada quinzena, o que acaba barateando o seu custo.)

Bem no começo, quando eu era uma criança, as bandejas ficavam no banheiro social do apartamento. Aí, veio a mãe da minha mãe passar uns dias conosco. Meus pais mudaram as bandejas de lugar, levando para o fundo da lavanderia... Pra quê?! Fiquei tão traumatizada que baguncei o horário de ir pro banheiro, fiz sujeira fora do lugar várias vezes até me acostumar com o novo lugar. E até hoje, tenho vontade de fazer xixi no banheiro social (mamãe desistiu de deixar um tapetinho lá, pois ele é a minha deixa pra cobrir o meu xixi... hihihi) Moral da história: procure não mudar de lugar a caixinha de areia do seu gatinho! Se for necessário, vá mudando beeem lentamente, arrastando-a alguns centímetros todo dia em direção ao novo lugar definitivo. O mesmo vale também para as vasilhas de comida e água.

Em relação à agua, gatos não costumam beber água nas refeições. Eu tenho duas vasilhas nos lugares diferentes da vasilha de comida (essa fica embaixo da mesinha da cozinha). Uma fica na sala embaixo da TV e a outra sobre a máquina de lavar roupa na lavanderia. E se mamãe esquece de lavar e colocar água fresquinha todo dia, eu entro sem cerimônia no tanque de roupa e tento chupar a torneira. Tem gatinhos ainda mais exigentes que só bebem na torneira ou na fonte. Se o seu gatinho for um desses, compre uma fonte para ele, é mais econômico do que manter torneira pingando. A médio e longo prazos, a diferença na conta mensal de água vai compensar, além de ser mais bonito e muito mais ecológico, pois água é um recurso cada vez mais escasso.

Para quem estranha o motivo de ter duas vasilhas de água: é que nós gatos somos por natureza meio preguiçosos para beber e, por outro lado, temos grande propensão a desenvolver uma síndrome conhecida com SUF (Síndrome Urológica Felina) ou SIUF (S. Insuficiência Urinária F.) Trocando em miúdos, temos a tendência de formar cálculos nos rins ou na bexiga, e quando isso acontece, a micção se torna extremamente dolorosa e podemos até morrer por falta de urinar. A prevenção é beber bastante água e comer ração balanceada de boa qualidade desde pequeno. Daí, mamãe sempre me estimulou a beber bastante água, e uma das formas de me fazer lembrar de tomar água é encontrar as vasilhas nos lugares que gosto de frequentar. Tem gente que tem ainda mais vasilhas espalhadas pela casa, sabia...? Se a sua casa é grande, faça isso também!

Bom, hoje é só para registrar que estou melhorando. e dar algumas dicas mais sobre cuidados com gatinhos, Prrr!

Nenhum comentário: