quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Nenhuma melhora...!

Fiquei esses dias sem postagem, primeiro por que estou muito deprimida e segundo por que mamãe também anda meio jururu... Desde a última injeção de anti-inflamatório, a expectativa era de apresentar alguma melhora, mas foi ao contrário :( Estou cada vez mais sem apetite, nem sede sinto. Estou dormitando o dia todo, escondida debaixo do cobertor do papai, coisa que só faço quando me sinto mal mesmo.

Pelo menos não estou (ainda) desidratada e a perna está melhorando, apesar de ainda mancar bastante. Mas não consigo comer nada por vontade própria, a mamãe está me enfiando colheradas de comida (filé de frango desfiado com ração amolecida no caldo de cozimento do frango), mas o máximo que consigo engolir sem sentir vômito é meio cubinho (uns 20g?) e só uma vez por dia. Ontem mesmo vomitei tudo depois que me deram a dose do metronidazol da noite... E, talvez por que não estou comendo, também não evacuo mais.

A pior notícia que tive esses dias é que a minha vet saiu de férias e não deixou nenhum vet substituto para emergências. Como há dois anos atrás ela brigou feio com meu pai quando fui levada para outro vet na sua ausência, papai não quer me levar agora para outro vet. E mamãe não tem como me levar para fora, pois não tem mais carro e nem dinheiro para pagar a minha consulta; dependemos da vontade do papai para isso. É dose depender da vontade dos humanos para tratar da saúde, já que gatos não conseguem tomar a iniciativa de ir até um vet. E mesmo se pudessem, nem todos os vets acertam no diagnóstico ou no tratamento... Se existem miaumiguinhos que chegam à idade de 15-20 anos, acho que eles têm muita sorte de ter pais que nos entendem e de ter vets também competentes. Não sei se terei a mesma sorte...

A propósito, sabem como se verifica a desidratação de um gatinho? Pince com dedo a pele lateral da caixa toráxica do seu bichaninho: se a pele voltar ao lugar rapidamente, ele está bem hidratado; quanto mais a pele demorar a voltar ao normal, mais desidratado ele está. Dê a ele 2 ml de soro caseiro com uma seringa descartável (sem agulha, lógico!) duas vezes a cada hora, e corra para o veterinário, pois nós não podemos ficar desidratados, isso é fatal para nós!

Um adendo: não afogue o gatinho quando for dar líquido com seringa! Injete de 0,5 a 1 ml para que ele possa engolir sem se engasgar. Isso é particularmente importante para um gato novinho, pois se o líquido entrar nas vias respiratórias, pode provocar infecção, ok? Mantenha a cabeça na posição normal, não levante o queixo dele pois isso dificulta o movimento de deglutição.

Nenhum comentário: