sábado, 10 de janeiro de 2009

Constipação

Hoje estou um pouquinho melhor. Dormi outra vez enfiada nas cobertas do papai, mas amanheci sem muita dor. E depois de uma semana, consegui comer por minha conta um caquinho de carne bovina desfiada e bem molhada no caldo de cozimento (volume total equivalente a uma colher de sopa cheia!) O problema continua sendo a constipação, não consigo evacuar. Papai disse que vai me levar amanhã à clínica, qualquer uma que me atenda, se até lá eu não usar o meu banheirinho. Por enquanto, mamãe já me deu dose extra de Malt Paste e uma colher de café de azeite de oliva. Tomara que funcione, pois a minha barriga já está dura e inchada, e tenho até medo de ficar intoxicada.

Sobre a constipação, a mamãe achou um artigo bastante elucidativo. Segundo a autora do artigo (Dra. Heloisa Justen Moreira de Souza, da Faculdade de Veterinária da UFRRJ), a constipação é um sintoma com várias causas possíveis, podendo ser de natureza dietética (ingestão de corpos estranhos como bola de pelo e fibras vegetais), ambiental-comportamental (hospitalização, mudança súbita do ambiente, etc), defecação dolorosa (tumor na região reto-anal, injúria nos ossos ou membros pélvicos, e outras), colon obstrutivo (colapso pélvico devido ao hiperparatiroidismo secundário nutricional, tumores ou corpos estranhos, e outras), neuromuscular (injúria bilateral dos nervos pélvicos, outras), anormalidade hídrica e eletrolítica devido à desidratação e hipokaliemia (= falta de potássio), e uso de drogas indutoras da retenção, tais como diuréticos, antihistamínicos, sulfato de bário, hidróxido de alumínio, opióides e anticolinérgicos.

Dessas causas possíveis, mamãe ficou desconfiada prinicpalmente da "injúria dos nervos pélvicos" (por que eu estou ainda mancando, com a bacia tombada???) e "uso de anti-histamínico" (o cetoprofeno tem ação anti-histamínica!)

Bom... de qualquer modo, o tratamento é uso de laxativo e vou ter que esperar a prescrição de um vet para tomar.Como não encontrei ainda nenhum artigo onde diga qual o prazo máximo que um gato pode ficar sem evacuar (deve variar de indivíduo para indivíduo...), já me conformei em aguardar o veredito de um bom vet.

Em tempo: NUNCA DÊ REMÉDIOS A UM GATO SEM PRESCRIÇÃO DE UM VETERINÁRIO !!! Nós somos muito diferentes de humanos e cães, o que não faz mal pra vcs pode nos matar!!!

Se quiser saber mais a respeito de constipação em gatos, clique aqui para ler o artigo inteiro. E aqui um site com links para diversas doenças de gatos.

Nenhum comentário: