terça-feira, 3 de março de 2009

Telas de proteção para salvar seus amores

Neste final de semana tivemos notícia trágica sobre um gatinho. Ele era "filho único" muito amado, castrado desde bebê e só tinha 2 anos. Era criado numa casa com bom quintal, muito dócil e brincalhão, e nunca tinha tentado sair.

Por sua personalidade, ninguém imaginou que um dia ele tentaria se aventurar fora de casa... então ele tinha livre acesso ao quintal onde os muros não foram aumentados nem receberam rede de proteção.

Pois, na última sexta-feira de noite, ele viu um caixote junto ao muro e resolveu usá-lo como degrau para subir no muro, e do muro pulou para o mundo.

Sábado ele voltou... ou melhor, foi encontrado moribundo no quarteirão da sua casa. Foi levado às pressas para uma clínica veterinária, mas o pobrezinho não resistiu, ele faleceu depois de meia hora de tentativas para reanimá-lo. Causa da morte: envenenamento. Ele deve ter ingerido algum veneno contra ratos, à disposição dos roedores, ou até mesmo colocado visando matar os próprios gatos. (Poderia também o miaumiguinho ter sido atropelado, contraído doenças ou ter sido vítima da crueldade humana nas suas mais diversas formas de machucá-lo... veja o link abaixo). A família que o perdeu está de luto, e uma criança está com febre, doente de tristeza.

Então, venho alertar todos os pais adotivos dos bichaninhos: IMPEÇAM os seus gatinhos de terem acesso à rua! É muito melhor prevenir do que tentar remediar, que nem sempre é possível, ok?

Se moram numa casa, confinem os seus gatos no interior da casa, e tele todas as janelas. As telas de proteção são as mesmas usadas para proteger crianças, com pequena diferença no espaçamento entre os pinos de fixação: eles devem ter distância menor, uns 15 cm entre um e outro, para evitar que os gatinhos passem entre eles. Caso não possa impedir os seus animais de saírem para o quintal, nesse caso aumente a altura dos muros para bem mais que 2 m e nem plante árvores e arbustos próximo, para que não sirvam de trampolim para salto no escuro, em direção a muito perigo. Ou, para melhor garantia, coloque telas sobre o muro, fixando-as inclinadas para dentro. Os modelos, dimensões e dicas de como instalar, vcs podem ver neste link. E, do mesmo site (MOPI Bichos) leiam também o excelente artigo "Gatos que não têm acesso à rua vivem mais e melhor".

E, evidentemente, se vc mora num apartamento, as telas de proteção nas janelas são item OBRIGATÓRIO no "enxoval" do novo membro da família, pois o que há de gatinhos caindo das janelas e morrendo ou ficando para sempre aleijados não é brincadeira! Eu mesma caí duas vezes da janela do apartamento na primeira semana que cheguei aqui. A minha sorte é que moramos no 1º andar e ainda havia uma moto bem debaixo da janela... Se hoje posso me vangloriar de ter 10 anos de muita felicidade e sem outros acidentes, é graças a essa despesa que meus pais tiveram no início para cuidar da minha segurança, telando todas as janelas e a varanda também.

Por amor a seus bichinhos, tomem essa providência básica. A despesa não é tão elevada que custe mais que a vida dos seus gatinhos, e a sua segurança será recompensada por muitos e muitos anos de convivência saudável e feliz.

Nenhum comentário: