quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Democracia é a nossa natureza!

Este "diário" parece que virou "semanário", não sei se isso é bom ou mau sinal. Seria bom se pensar que a minha saúde não está piorando, mas não é tão bom assim quando se pensa que ela não está se recuperando com a rapidez desejada. Mas, enfim, tenhamos paciência =^.^=

Só para não ficar em branco, quero informar que recuperei alguns gramas do peso, devo estar pesando perto de 3,800 kg outra vez. Semana que vem, papai me leva no pet shop onde tem balança para me pesar. O apetite está quase normal também, e por isso parei de tomar o estimulante, que maravilha! Só continuo com a Arnica, as vitaminas e com Malt Paste, que essa pasta está sendo indispensável para mim.

O inchaço da perna diminuiu pouco, mas diminuiu. Apesar de continuar doendo se me tocam a região, e apesar de mancar bem feio ainda, ontem a mamãe me flagrou tentando pular sobre a máquina de lavar roupa. Após algumas tentativas fracassadas, acabei pedindo a ajuda da mamãe, mas ela não me colocou lá, fingiu que não entendeu o meu pedido... que chata, fzzz. Hoje, tento novamente, e ela vai ver só, eu vou conseguir subir!

Falando em comunicação, nós gatos desenvolvemos uma linguagem muito rica para poder comunicar com os humanos. Usamos entonações de miados, ronrons, chiados e outras vocalizações extremamente complexas e completas para nos fazermos entendidos pelos humanos. Isso fora a linguagem corporal. Acho que essa habilidade é um dos pontos fortes da nossa espécie, os humanos que nos observam sem preconceitos quase sempre ficam encantados e cativados por nós, hehe. Juntando a isso a nossa personalidade forte e muito individual, tornamo-nos seres únicos para os nossos pais adotivos que não raras vezes afirmam categoricamente que o seu bichano é um filho "de verdade" e que é o mais inteligente, ou engraçado ou amoroso dos gatos.

Comparando cães e gatos enquanto animais de estimação, acho que nós gatos somos bichos mais adequados a humanos "democráticos" enquanto que os cães satisfazem mais as pessoas com tendência "militar", hierarquizada. Isso porque nós gatos não estabelecemos hierarquia nem entre nós nem em relação a outros animais. Já a natureza dos cães os fazem viver em matilhas com cão alfa e seus subordinados; e seus donos fazem esse papel de cão alfa (líder) a quem devem obediência e submissão. Nós defendemos "com unhas e dentes" a nossa independência e liberdade, oferecemos e recebemos amor em termos de absoluta igualdade de direito à vida e ao respeito. É que nossa natureza é "democrática", consideramos os humanos nossos "iguais" e não nossos superiores. Por isso, ao contrário dos cães, nós gatos dificilmente atendemos à uma ordem, mesmo sabendo exatamente o que os humanos querem que nós façamos. Obedecer a uma ordem é uma demonstração do amor que temos pelos pais e irmãos humanos e é um gesto de "concessão", nunca de submissão. Eu, por exemplo, conheço vários comandos e obedeço alguns deles quase sempre, outros só de vez em quando. Mas, se me pegam num momento que só quero sossego, não há Cristo que me faça obedecer.

Meus pais já tiveram muitos cães no passado, e minha mãe teve muitos gatos também. Então, acho que devo me considerar uma gatinha de sorte, porque meus pais compreendem o meu jeito de ser e não forçam a barra comigo. Mas eles têm a contrapartida, pois eu sou a gatinha mais "obediente" e cooperativa deste mundo!

Nenhum comentário: