terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Escovação de dentes

Afffzzz! a mamãe me abandonou...! Todo começo de ano é assim, ela se liga no futebol e "me esquece". Eu sei que é por eu estar cada dia melhor, mas gente! eu quero a atenção dela de volta! devo ficar doente de novo?!

Mas, então... estou indo bem na recuperação! Minha constipação praticamente acabou, estou tendo que engolir o Malt Paste só uma vez por semana, por prevenção. Meu apetite está também quase normal, e além disso, só para agradar a mamãe, me esforço para comer mais do que o normal quando ela está por perto e me observa comendo. Ai, o que a gente não faz para agradar as mãezinhas, nenão? prrr!

A única coisa que ainda não melhorou tudo é a perna, mas ela também vem apresentando melhora. Continuo mancando, mas o inchaço deu uma boa cedida, já consigo pular sobre a máquina de lavar roupa e sobre o videocassete onde gosto de tirar uma soneca na parte da tarde. Só não tenho pulado no peitoril da sacada, mas é por que a mamãe mantém o vitrô fechado. É que na sacada tem um pinheirinho com gravetos perigosos se eu engolir, e ela está traumatizada por que uma vez eu vomitei um desses e quase perfurei o esófago com ele.

Ah! e tem uma novidade pra contar aqui. Quando fiquei bem doentinha no Natal, mamãe parou de escovar os meus dentes. Pois, agora que estou melhor, ela voltou com essa prática de higiene, escovando os meus dentes dia sim, dia não. Para uma gatinha que passou toda a vida sem escovar os dentes, imaginem o sacrifício que tenho de fazer agora deixando que me enfiem a escova na boca!

Mas é que no ano passado, acho que era junho ou julho, eu fiquei com muita dor de dente e parei de comer. Mamãe descobriu num pré molar uma estria preta de cárie, e eu tive que passar por uma limpeza de tártaro, com anestesia geral. Depois da "cirurgia" a vet aconselhou que eu limpasse os dentes regularmente. Mas falaram que essa limpeza seria com dedos e gaze molhada com água filtrada... Mamãe se escandalizou por causa da disparidade de tamanho entre a minha boca pequena e grossura dos dedos humanos. E lá foi mamãe fazer pesquisa (como sempre, rsrsrs!) e descobriu a escova bitufo, própria para escovação de dentes humanos usando aparelho corretivo, e também uma pasta dental própria para animais (cães e gatos). Armada com esses apetrechos, uma noite ela me pegou no colo e experimentou. É claro que eu fiquei meio assustada, tentei fugir. Porém, como mamãe é super hiper insistente e carinhosa e eu super hiper cooperativa... acabamos entrando em acordo, e eu permiti que me escovassem os dentes algumas vezes por semana.

Aí, quando parei novamente de comer no Natal, mamãe desconfiou que a pasta poderia estar fazendo mal, e parou com a escovação. E eu pensei aliviada que dessa prática estava livre. Ha, ledo engano! Bastou ficar boa, vem mamãe com a escova de dente outra vez!

Bem, mas quem sabe, se eu tivesse sido treinada desde cedo com a escova, talvez hoje não fosse incômodo. Já ouvi falar de gatinhos que "pedem" a escovação diária! E entre escova e dor de dente... gente, não há do que reclamar, pois a dor de dente é horrível, como deve ser para humanos também! Meu conselho para os papais e mamães de gatinhos é que acostume os seus bichaninhos desde cedo com essa prática. Na velhice vocês vão sentir a diferença entre um gatinho de boca saudável e outro com dentes em petição de miséria...

E outra dica: se seu animalzinho de estimação (cão ou gato) parar de comer ou parecer assustado com a comida, verifique a boca dele se não tem muito tártaro acumulado, a falta de apetite pode ser devido à dor de dente.

E como a prevenção é o melhor remédio, além da escovação frequente, ofereça sempre ração SECA de boa qualidade, pois a seca contribui para limpar os dentes naturalmente pelo atrito sobre os dentes na mastigação.

Nenhum comentário: