terça-feira, 12 de maio de 2009

Gripe felina

Hm... mamãe finalmente voltou à net. E já que o motivo foi ela ter ficado doente para se lembrar que blog existe, aproveito para falar da doença dos gatos também!

Uma das doenças que costuma nos acometer é doença respiratória: pode ser gripe ou resfriado, sendo a mais grave a rinotraqueite. A rinotraqueite felizmente é combatida pela vacina anual, mas as demais não... E à semelhança da gripe humana, a nossa gripe também nos pega quando o nosso sistema imunológico está em baixa. Eu peguei uma vez, e foi horrível: espirrava sem parar, tinha dificuldade de respirar (tinha que respirar pela boca!) e meu nariz ficou sangrando por semanas!

No desespero, mamãe buscou informações para o tratamento e encontrou uma receita homeopática que funcionou maravilhosamente bem comigo. Quem passou a receita foi uma gateira com mais de 20 miaumiguinhos com rinotraqueite que ela não conseguia curar, mas que com o remédio (receitado por um veterinário homeopata) mantinha a doença sob controle. Uma criadora de persas fez depoimento dizendo que o remédio podia ser usado preventivamente com eficácia comprovada pois ela possuia um plantel que antes vivia pegando resfriados. Essa moça começou a dar o remédio no mês de maio durante um mês, e nenhum dos seus persas voltou a ter gripes ou resfriados nos invernos que se seguiam.

O nome do remédio é Bryonia dioica CH 6, em glóbulos. A dosagem é 3 glóbulos dissolvidos em 1 copo de água mineral ou filtrada para substituir a nossa água de beber. A mamãe colocava essa solução na minha vasilha de água (naquele tempo eu tomava a água na vasilha... rsrs!) para eu beber à vontade sempre que tinha sede. Com esse remédio, mais a cama quentinha e limpeza frequente do nariz com algodão embebido em água morna, demorei duas semanas mas me curei completamente.

Então, fica aí a dica. É claro que uma visita ao veterinário é indispensável, mas se houver diagnóstico comprovado de doença respiratória incluindo-se a rinotraqueite, pergunte ao vet sobre a Bryonia, lembrando que para gatos tem que ser a "dioica" porque tem outras variedades dessa planta, e tem homeopatas que dizem que qualquer uma funciona igual, e isso não é verdade.
.

7 comentários:

Lucia disse...

Oi, tudo bem?

Estava pesquisando na internet e acabei chegando aqui. Gostei da dica da bryonia dioica, tanto que comprei hoje. Mas estou com uma dúvida, agradeceria se vc pudesse me responder: quanto tempo esse preparado com água pode permanecer na vasilha sem correr o risco de estragar? Existe outra forma de administração dos glóbulos? Existe um tempo limite (máximo) para o uso?

Espero que possa me responder, voltarei para ver a resposta!

Obrigada pela atenção, muita paz e saúde! E um miau bem grande! =^.^=

Anônimo disse...

Bom dia, Lucia

O seu gato está doente? Se está, seria melhor levá-lo antes para um vet, para saber que doença é. Por exemplo, a clamidiose ataca as vias respiratórias mas não é gripe e Bryonia não vai curar.

Quanto ao "prazo de validade" da solução, nunca é bom deixar por mais de 24 horas, valendo também para a água de beber. A quantidade de água que um gato adulto bebe por dia é aproximadamente 200 a 300 ml (1 a 1,5 copo) e a dose recomendada do remédio é 3 glóbulos ao dia.

Se ele beber menos que um copo, diminua a quantidade de água para preparar a solução, lembrando que gatos têm que ser forçados a beber bastante água (no mínimo um copo por dia!) para evitar outras doenças, como a insuficiência renal e cálculo renal.

Quanto a outros meios de dar, acho melhor não tentar mudar, é melhor que a dose diária seja bem distribuída ao longo do dia. Mas se o seu gato recusar a beber a solução, dê em seringa aos poucos. Se for adulto, uns 3-5 ml de cada vez e em espirradinhas de 0,5 ml - ou o gato se engasga. Repita muitas vezes ao dia até ele tomar a dose completa. E não mude o remédio para gotas, ok?! tem que ser glóbulos dissolvidos!

Tempo limite para tratamento creio que não tem, mas a criadora de persas me disse que um mês era mais do que suficiente para dar imunidade para todo o seu plantel. A minha gata tomou durante 20 dias mas se curou antes de eu parar de dar. Ano passado dei durante 15 dias por prevenção, e este ano não sei se vou dar, pois ela está muito bem, graças a Deus :)

Se o seu gato não está gripado, mas tem tendência a pegar, dê por um mês para garantir. Se está diagnosticado com gripe, resfriado ou rinotraqueite, dê pelo tempo que durarem os sintomas e mais uma semana. Agora, se ele não apresentar boa melhora nos primeiros dias, volte ao vet para outro diagnóstico.

Boa sorte!

mãe da Gatinha

Lucia disse...

Oi, mãe da gatinha!!

Muito obrigada pela ótima resposta! Na verdade, tenho apenas uma gata. Ela está com 6 meses, é vacinada e não está doente no momento. Sempre criei cachorros e é a primeira vez que crio gatos, ela foi adotada. A veterinária dela não é homeopata. Fiquei interessada em usar a bryonia apenas por prevenção, no período de chuvas, já que no momento, onde moro, está chovendo, e noto que a bichinha sente um pouco o frio. Mas ela está bem agora e pensei justamente em dar mais ou menos como você falou: por uns 20 a 30 dias, só para garantir. Hoje dissolvi os glóbulos em 200ml e ofereci a ela, que tomou sem problemas. Ela toma bastante água. Tenho mais uma dúvida, não sei se você saberia me responder: os cachorros podem tomar essa solução? É que crio cachorros também e deixo vários potinhos de água espalhados pela casa e os cachorros e a gata acabam bebendo dos mesmos potes.

Obrigada mais uma vez e tudo de bom para vc e sua gatinha!

Anônimo disse...

Oi, Lucia!

É sempre um prazer imenso compartilhar o que aprendi sobre os animais com quem ama esses fabulosos amiguinhos:)

Sobre a saúde da sua gatinha, se ela parece estar com frio, tente mantê-la aquecida, dentro de casa. E dê ração para gatos, de boa qualidade, que é o melhor remédio contra doenças.

Quanto a cães beberem o remédio, nunca ouvi falar sobre isso, mas creio que não há problemas, pois a solução é bem fraquinha. O problema é a dose da gatinha não poder ser controlada... Não tem jeito de deixar vasilha separada só para ela?

Fico super feliz de vc adotar essa gatinha. Que essa sortuda tenha muitos anos de vida saudável com vc, cheia de amor para dar e receber!

Lambeijos da Gatinha :)

PS: se ela ainda não foi castrada, providencie a operação o quanto antes, ok? É imprescindível para prevenir câncer e piometra, além de evitar crias indesejadas e incômodos que gatos costumam causar nas épocas de cio (e ela vai ter o seu primeiro dentro de dias a 2 meses no mais tardar!...)

Lucia disse...

Olá de novo!

Estou adorando passar por aqui, não deixe de escrever! Pode não parecer, mas blogs como o seu ajudam muita gente, pois aprendemos bastante com a experiência dos outros.

Bom, eu andei pensando na possibilidade de dar diretamente os glóbulos na boca da gata, será que teria problemas ou a dose tem de ser diluída em água mesmo? Na verdade, ontem fiz um pequeno teste: ofereci um glóbulo e ela tomou sem problemas, acho até que gostou, ele é docinho (experimentei também)! O fato de dar diretamente na boca eliminaria o problema de os cachorros lamberem a água dela e de ela tomar uma dose abaixo da recomendada, o que você acha?

Ah, quando está mais frio ela mesma procura ficar mais dentro de casa. Deixo algumas caminhas pela casa e existe uma especial na sala, na qual ela dorme junto com uma de minhas cachorras, elas ficaram super amigas, é muito engraçado! :)

Sobre a ração, estou dando whiskas e ela come muito bem. O que você acha dela? Algumas pessoas falam que é boa, outras que dá problemas urinários com o passar do tempo. Assim que a adotei ofereci a Cat Chow e a Whiskas, mas ela preferiu a segunda, e assim ficou. Os veterinários geralmente recomendam dar as rações mais caras, mas eu não tenho condições agora. Você conhece a Sabor e Vida? Já ouvi falar bem dela. Só mais uma pergunta: alguém chegou a comentar com você se o problema de sua gatinha poderia ter relação com a alimentação?

Sobre a castração, vou castrar sim. Já está tudo certo. Na verdade agora eu estou mais preocupada com um dos cães que precisa extrair um dente com urgência, por causa de uma fratura, mas logo depois será a vez da gatinha! Eu também estava esperando ela se recuperar para fazer a cirurgia com saúde, pois quando a adotei estava machucada (acho que tinha sido atropelada ou alguém maltratou, mas não sei, peguei-a na rua), estava com muitos vermes e sarna também. Mas agora está bem. Assim que melhorou começaram as vacinações e eu estava esperando passar o tempo da vacina de raiva, que, após vacinar, precisa esperar pelo menos 1 mês para fazer qualquer cirurgia. Até que apareceu esse problema no dente do cachorro. Ufa! Quanta coisa, né? A idade dela que falei é aproximada, pelo que a veterinária falou, pelo tamanho, dentes etc.

Ah, e como vai a sua gatinha? Espero que bem. Ainda não li tudo do seu blog, pois só conheci recentemente, mas aos poucos vou lendo. Só uma dica, se é que posso lhe dar alguma: cuidado com os veterinários, acho que você já percebeu que, infelizmente, nem todos sabem lidar com gatos, que são muito diferentes de cachorros na anatomia, fisiologia, comportamento etc, e acabam fazendo bobagens. Mas o pior é que fazem isso com os cães também, outro dia levei um dos meus para tirar sangue e a vet não conseguia pegar a veia e acabou deixando a pata inchada! Levou dias para melhorar! Mas já existem vets especializados e isso é bom, basta que tenhamos sorte em encontrá-los! :)

Muito obrigada mais uma vez. E desculpa abusar da sua boa vontade!

Abraços!

Anônimo disse...

Oi, Lucia

Obrigada pelas visitas e dicas! Embora não esteja sendo muito assídua ultimamente neste blog, é sempre um prazer trocar idéias com quem pratica posse respoinsável.

Dar glóbulos diretamente na boca da sua gata, não acho recomendável, a dose é muito elevada! Para evitar compartilhar vasilha com cães, dissolva a dose diária em pouca água (digamos 50ml) e dê com seringa na boca dela, dividindo a dose em várias vezes ao dia. É assim que tenho dado remédios homeopáticos para minha gata.

Sobre a ração: Whiskas já foi muito problemática, por conter muito corante e sal o que provoca problemas urinários. Acredito que atualmente a qualidade esteja melhor, embora eu continuo ressabiada em recomendá-la. Já o Sabor e Vida é ração premium de excelente qualidade e de preço acessível, eu recomendo. Se puder, troque que não vai se arrepender. (Em algum lugar deste blog, falo como se troca a ração, para não dar diarréia)

Sobre a ração da minha gata, ninguém levantou a hipótese de que a pancreatite da menina seja devido à ração, mas eu pensei nisso, pois ela comeu Cat Chow (nunca mais!) a vida toda até adoecer, sem causa aparente. Desde então, ela come rações super premium (Royal Canin) e hoje está razoavelmente bem recuperada :) Acho que ração cara acaba saindo mais barata no fim por economizar com vets...

E vets, eles sim, são realmente um problemão!!! A vet da minha gata é especialista em gatos, e mesmo assim, eu não confio nela, pelas barbeiragens que andou fazendo... É por isso que nunca deixo de buscar informações com outros.

Abç
mãe da Gatinha

Lucia disse...

Oi!! =^.^=

Eu entrei no site da Guabi, pesquisei e achei uma boa opção, então comprei um pacote da Sabor e Vida e vou começar a fazer a transição, espero que minha gata aprove! Eu percebi mesmo que a whiskas tem muito corante, é muito colorida, eu acho isso desnecessário e acaba fazedo mal, né? Não só para os animais, mas para a gente também! E depois, é sempre melhor prevenir que remediar!

Obrigada, suas dicas me ajudaram bastante! Desejo que sua gatinha tenha ainda muitos anos de uma vida saudável e feliz ao seu lado! Beijocas!