quinta-feira, 23 de abril de 2009

Queda de pelos - casas de banho e tosa

Bom, miaumiguinhos, o cocô voltou a firmar (maisoumenos...) e tomei a última dose de Arnica no começo da semana, e agora estou livre de todas as medicações, miau!

Mas voltei a vomitar, só que dessa vez é por causa dos pelos. É a mudança de estação, e com a idade meus pelos caem mais nessas épocas, sabem como é? Nós tomamos banho de língua todo dia e acabamos ingerindo os pelos que se soltam na limpeza. Esses pelos não são digeridos e se a quantidade for pequena são expelidos nas fezes. Mas se forem em grande quantidade, eles formam o que se chama bolo de pelo que irrita o estômago e nós acabamos vomitando...

Como eu estava melhorando, mamãe pensava em voltar com a ração comum, mas com vômito resolveu adiar a troca. É que a ração que venho comendo desde janeiro é o Intense Hairball da Royal Canin, uma das mais caras da linha desse fabricante, mas que é própria para bolos de pelo e funcionou comigo contra vômitos até recentemente. Agora que recomecei a vomitar, além da ração que foi mantida, voltei a tomar Malt Paste e ser escovada todo dia (duas coisas que eu não curto nem um pouco...)

Tem gente que acha ruim nós soltarmos pelos... Mas, puxa, renovação de pelagem é metabolismo normal de todos os animais, inclusive dos próprios humanos! E quando começa a primavera ou outono, a troca de pelos é natural e esperada para todos os animais de estimação e gatos não são exceção.

Para mamães e papais com problemas de alergia ou que gostam de usar roupas escuras, a solução para pelos pela casa é acostumar os seus gatinhos com a escovação frequente e alimentação de boa qualidade. E aspirador de pó pela casa também é santo remédio! :)

E falando em aspirador de pó, ouvi dizer que tem gatinhos que se acostumam ser aspirados também. A maioria dos gatinhos odeia barulho dos motores - tanto do aspirador como do secador, liquidificador, etc... - mas se vcs acostumarem os seus filhotinhos desde cedo, quem sabe possam substituir a escova pelo aspirador. Fica aí uma dica, embora eu nunca tenha experimentado (quando mamãe se põe a aspirar a casa, eu fujo para bem longe da geringonça...)

Agora, se o seu gatinho for de pelo longo, a escovação é uma necessidade DIÁRIA independente da estação do ano, para evitar pelos embolados e embaraçados, que depois de formarem nós o único jeito de desembaraçar é cortando os nós. Como gatinhos de pelo longo também necessitam de banhos, o melhor a fazer é deixar os cuidados mais pesados com especialistas das casas de banho e tosa, mas a escovação continua sendo obrigação diária dos papais e mamães que zelam pela saúde dos seus amores.


Outra dica, valendo tanto para gatinhos como para cachorrinhos, dessa vez sobre as casas de banho e tosa... Cuidado com essas casas, ok? Pesquisem bem sobre a casa, acompanhem os seus animais nas primeiras vezes, desconfiem de casas que impedem os donos de estarem juntos dos seus animais na hora do banho ou da tosa ou na sala de espera (dos animais).

Ouvimos falar de casas que usam sabão em pó ruim ao invés de shampoos apropriados, anil (é veneno!) na água para deixar o pelo branco parecer mais branco, casas que deixam os animais amarrados ou nas gaiolas pequenas e sujas durante horas enquanto esperam a sua vez de ir para banho, casas que não separam gatos dos cachorros, que não desinfetam os instrumentos de tosa e escova, que batem nos animais que ficam indóceis (normalmente é por que eles estão apavorados!) ou dão remédios sem prescrição veterinária para sedar... e outras atrocidades que só acontecem longe dos olhos dos papais e mamães.

Lembrem-se que essas casas podem ser foco de infecção, de doenças psicossomáticas ou de alteração comportamental e, para gatos principalmente, causa de muito estresse emocional!
.

Nenhum comentário: