quarta-feira, 8 de abril de 2009

A Cor dos Olhos

De que cor são os seus olhos, miaumiguinhos? Os meus são... hm, verdes. Isto é, na maior parte do tempo. Ou seja, meus olhos mudam de cor, de verde intenso para amarelo âmbar conforme a hora do dia, o meu humor ou condição física. Acontece o mesmo com vcs?...

A mamãe não se lembra de ter prestado atenção nesse detalhe com seus outros gatinhos, mas acha que se seus olhos mudavam de cor, devia ser pouco ou nada, pois se mudasse tão fortemente como os meus ela teria percebido.

De manhã cedo estou quase sempre com meus olhos bem verdes, intensos; a cor é tão mais pronunciada quanto melhor dormi e descansei, e nada está errado com a minha saúde. Com o passar do tempo a intensidade da cor vai diminuindo e lá pelo meio dia começa a ter tonalidade azulada. E por volta das 3 da tarde, quando tenho a necessidade imperiosa de tirar uma boa soneca, meus olhos estão amarelos. Quando acordo ao anoitecer a cor verde volta, menos intensa do que de manhã mas é nitidamente verde. Para novamente recuperar o amarelo por volta das 10 ou 11 da noite. Se durante esse ciclo, em algum momento eu for assustada ou muito incomodada, a cor amarela volta e a sua intensidade é proporcional ao tamanho do susto ou da raiva. E se estou doentinha, meus olhos não recuperam mais o verde, ficando sempre amarelos, claros ou escuros conforme se sinto um simples incômodo ou muita dor.

Ninguém até hoje soube explicar cientificamente a mudança de cor dos meus olhos, mas meus pais desconfiam que tem a ver com taxa hormonal e outras secreções; uma maior quantidade de adrenalina, por exemplo, deve aumentar a coloração amarela do íris, e ácido láctico ou úrico (que são secretados com cansaço físico) deve também diminuir a coloração verde. Mas mesmo sem saber o motivo real da mudança de cor, meus pais acham maravilhoso esse "fenômeno", pois para saber como eu estou, basta olhar bem nos meus olhos, miau!

Gostaram do meu termômetro de saúde e humor? Peçam a seus pais prestarem atenção na cor dos seus olhos também. Quem sabe, essas alterações, por sutis que sejam, não ajudam os papais humanos a identificarem alguma doença da gente precocemente, né! Prrr! =^.^=
.

Nenhum comentário: