sexta-feira, 10 de abril de 2009

Glândulas adanais

Ontem fiz cocô mole outra vez... Estava indo tão bem, recuperando peso e força, mas bastou a temperatura cair um pouco e meus intestinos ameaçam não funcionar direito, hmpf! Esta noite mamãe voltou a me enfiar debaixo das suas cobertas, meio na marra, para ver se durmo mais quentinha, e forrou a frente do meu potinho de comida com jornal para eu não me esfriar sentando no ladrilho frio da cozinha.

A ameaça do desarranjo intestinal me lembrou de falar das glândulas adanais, pois nas duas vezes que fiquei mal com pancreatite, tive que fazer drenagem.

As glândulas adanais são duas glândulas que se situam em ambos os lados do ânus (quase todos os mamíferos têm) e servem para conferir odor individual às fezes. É isso mesmo, as fezes são como assinatura de cada um de nós e serve de marcação de território para a maioria dos mamíferos terrestres. Essas glândulas secretam um óleo viscoso e quando defecamos, a massa fecal pressiona as bolsas de óleo e faz drenar o óleo que impregna as fezes excretadas. Se os papais prestarem bem a atenção na região anal dos seus animaizinhos de estimação, vão perceber dois pontinhos localizados nos lados, são as aberturas por onde o óleo é "espremido". Esse óleo ou secreção de alguns animais é conhecido como almiscar (*) que é base de perfumes muito valorizados pelos humanos.

Pois bem, quando nós sofremos de diarréia, a massa fecal que não tem consistência é incapaz de espremer as bolsas de óleo. Se a diarréia persiste, as bolsas acabam ficando cheias, o óleo envelhece e pode até apodrecer, e nós passamos a correr grave risco de infecção.

Ninguém em casa sabia disso até eu ficar doente... Mas depois de quase dois meses de diarréia contínua, um dia mamãe percebeu duas bolas duras junto do meu ânus e ficou muito preocupada, achando que podia ser tumor. Só que ao apalpar com um pouco de força, ela viu sair uma pasta escura e malcheirosa por um dos canais, enquanto eu berrava e tentava fugir dos seus braços. Ela espremeu mais um pouco tentando descobrir se seriam fezes ou pústula e de onde saía, e verificou que a abertura não parecia ser um abcesso porque eram duas e eram muito simétricas. Também percebeu que a pasta era uma substância diferente de fezes e pus pela coloração, odor e consistência.

De qualquer modo, ela preferiu consultar a minha vet... e que decepção! a vet não tinha idéia do que podia ser aquilo! E lá foi mamãe pesquisar sobre o assunto, e num site inglês soube o suficiente para ela mesma tentar a drenagem para me ajudar a livrar daquele perigo que eram as bolsas cheias de "almiscar" envelhecido.

A "operação" foi extremamente dolorosa! Nunca antes tinha sentido tanta dor, ainda mais nas mãos da mamãe. Mas, depois de todo o sofrimento que durou alguns dias (pois a mamãe, com pena de mim, fazia a extração da secreção aos poucos...) eu a perdoei porque aquele incômodo acabou e sabia que ela não me fazia passar por toda aquela dor por maldade.

Então, papais e mamães, se seus bichinhos sofrem de diarréia prolongada, prestem atenção às glândulas adanais dos seus amores. A diarréia em si é um perigo mortal para nós animais, e traz complicações adicionais como desidratação (que também é mortal) e glândulas inchadas (que podem levar à infecção e eventual necessidade de cirurgia de extração das glândulas). E se houver necessidade de drenagem, aconselho que isso seja feita por um vet competente, para que ninguém tenha que passar pela dor que tive de suportar!
-----

(*) Sobre o almiscar animal: Almiscar é "secreção seca obtida dolorosamente dos órgãos genitais do cervo almiscareiro, castor, rato silvestre e outros. Gatos selvagens são capturados e mantidos em gaiolas em condições horríveis e são chicoteados ao redor dos genitais para produzir o odor. Castores são pegos em armadilhas, cervos são caçados com tiros. Usado na fabricação de perfumes. Alternativas: plantas com odor almiscarado." (Fonte: Guia Vegano) Ou seja, se vcs se importam com o bem estar do seu animalzinho, ajude a proteger também os irmãos selvagens que estão em perigo de extinção por caprichos dos humanos desumanos!

2 comentários:

Eduardo disse...

Muito simpatico o seu blog! parabéns!

Anônimo disse...

Olá, Eduardo

ObriGata pela visita e pelo elogio =^_^=

Volte sempre!

(pp) Gatinha